Avé-maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco!
Bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Ámen.

domingo, 29 de maio de 2011

Capelinha de Fátima no Rio de Janeiro

Capelinha das aparições - Fátima - Portugal

Transcrevo esta importante notícia, que muito alegra os devotos de Nossa Senhora de Fátima:

A 28 de Maio é inaugurado no Brasil, mais um espaço ligado à devoção a Nossa Senhora de Fátima. Isto porque, uma réplica da Capelinha das Aparições do santuário português foi construída no Rio de Janeiro.
Em declarações aos jornalistas na tarde de 12 de Maio, o reitor do Santuário de Fátima em Portugal, D. Virgílio Antunes, disse, a propósito este projecto: “Será um grande foco de difusão de Nossa Senhora de Fátima”.
Uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima para essa Capelinha foi benzida no final da Missa internacional de 13 de Maio, no momento da bênção dos objectos religiosos. No dia seguinte foi levada para a cidade do Rio de Janeiro, onde será entronizada na referida Capelinha.
A inauguração deste novo espaço de devoção está marcada para o dia 28 de Maio. Será presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta. De Portugal deslocar-se-á ao Brasil o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e o Reitor do Santuário de Fátima, D. Virgílio Antunes.
A iniciativa desta construção é dos fundadores da associação "Tarde com Maria". Presentes em Fátima na Peregrinação Aniversária de Maio, no dia em que esta associação arquidiocesana cumpria 25 anos de existência, os seus representantes recordaram, em breve entrevista à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o contexto deste projecto.
A ideia surgiu, recorda Berthaldo Soares, fundador e presidente da associação, por ocasião da peregrinação a Fátima de uma delegação de cinquenta pessoas ligadas à "Tarde com Maria", a 20 de Maio de 2006, nos vinte anos da associação.
Nessa viagem, que passaria também pela Santa Sé, Berthaldo Soares comprometeu-se pessoalmente, na Capelinha das Aparições, empenhar-se na construção de um novo santuário de Fátima no Brasil.
Capelinha das aparições - Rio de Janeiro - Brasil
(Foto da Net)
Os primeiros contactos com Portugal foram feitos com Mons. Luciano Guerra, antigo reitor do Santuário de Fátima. Foi necessário o acesso às plantas da Capelinha em Fátima, da autoria do arquitecto Carlos Loureiro, encontrar-se um espaço adequado para a construção e obterem-se os necessários apoios financeiros.
O auxílio da prefeitura local foi o primeiro grande impulso, com a oferta de um terreno de 14.000 metros quadrados, na zona sul do Rio de Janeiro. Um grupo crescente de beneméritos manifestou também o seu apoio à iniciativa. A obra levaria apenas dois anos a erguer-se.
O decreto de criação do Santuário Nossa Senhora de Fátima no Rio de Janeiro e da nomeação do primeiro reitor, o Cónego José Gomes Moraes, é datado de 13 de Maio de 2010. Foi assinado pelo arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta.
 http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=43594

A inauguração ocorreu ontem, vi a notícia na televisão. 
Que Nossa Senhora de Fátima cubra de bênçãos o povo brasileiro, Seu fervoroso devoto.

4 comentários:

Anónimo disse...

Que assim seja!
E que quem for orar na capelinha
sinta o enorme conforto que eu sinto
qd rezo à Virgem Maria.
Beijo.
isa.

Lucinha disse...

Felipa,

Que precioso presente a minha cidade ganhou! Glória a Deus!
Fiquei super emocionada ao ler esse post.
Eu conheci o Berthaldo numa palestra.
O povo brasileiro é muito devoto de Nossa Senhora de Fátima também.
Tenho uma pequena imagem dela, em minha casa no Brasil, que veio de Fátima. Quando eu for lá, vou trazê-la pra cá.

Obridada por essa abençoada partilha.
Beijos

Dulce Gomes disse...

Muito bonita esta notícia, deixa-me extremamente feliz por saber que tantos amigos brasileiros partilham esta devoção a nossa Senhora de Fátima, tal como nós.
Abraço em Cristo e Maria

Alfa & Ômega disse...

Nossa Felipa, eu nem sabia dessa maravilhosa notícia! Pena ser tão longe de onde estou e tavez nem volte mais para o Rio, de onde voltei trazendo morto o meu marido! Ó tristeza minha! Tudo de bom!