Avé-maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco!
Bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Ámen.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Caminhando com Maria

(Imagem de Santa Rita de Cássia)

Louvados sejam Jesus e Maria!

Hoje de manhã saí para uma peregrinação a pé. Saimos, eu e o grupo, cerca das 6 horas. Chegamos ao local, a capela de Santa Rita de Cássia, às 2 horas da tarde. Não fizemos intervalo para almoço.
Depois de rezarmos na capela regressamos a casa e, depois de comer alguma coisa, estive a descansar. Depois fiz o jantar para a família e jantamos todos juntos (somos 7). E agora vim, finalmente, visitar os amigos virtuais, responder a alguns e-mails e ver a minha postagem (tinha-a colocado antecipadamente, com hora marcada de publicação) e fiquei muito contente por ter tantos comentários, é muito bom ter muitas pessoas com quem estamos unidos em algo tão reconfortante como a oração.

Na peregrinação rezamos bastante: o terço normal, o terço de Santa Rita, a Via-Sacra e um terço de género popular, que se reza assim: inicia-se com algumas orações (Pai-nosso, Ave-Maria) e depois, seguindo as contas de um terço normal, diz-se: Nossa Senhora (acrescenta-se o título que se queira) com os Vossos santos carinhos, convertei os pecadores e curai os doentinhos. Reza-se o Glória ao final de cada mistério e termina-se o terço com as orações que se queira, conforme a devoção de cada um. Como a peregrinação era a Santa Rita foi a Ela que rezamos: Santa Rita, com os vossos santos carinhos, etc...
O terço de Santa Rita eu não conhecia, foi uma pessoa do grupo que o rezou. Rezam-se sequências de Ave-Marias, perfazendo 25, e cada sequência tem a ver com a vida da Santa, por exemplo: 4 Ave-Marias pelos 4 anos que a Santa viveu alimentada com a Santa Eucaristia, etc...
Rezamos mais um terço na capela e eu senti-me muito bem, no meio dessas pessoas com quem partilhei estes momentos de comunhão espiritual em nome de Deus.

Estar nesta caminhada de oração com Maria e por Maria é uma honra, para mim. E como era o meu dia de reflexão senti necessidade de rezar o Rosário completo. Rezei sozinha um terço, antes de iniciar a caminhada, de manhã, enquanto esperava pelo grupo no local de encontro; rezamos pelo caminho mais um (não conto os de Santa Rita) e rezamos outro na capela; quando fui descansar, em casa, lembrei-me do Rosário e completei-o. Agradeço a Deus todas as bênçãos que me concede, através de Maria. Que Ela, a nossa querida e santa Mãe, nos cubra com Seu manto de amor...

Ps: não costumo divulgar o que faço nem as orações que rezo, mas sinto que devo dar o meu testemunho acerca de como vivo a minha fé. Nestes tempos conturbados que vivemos, assumir a fé e falar da oração tornou-se um dever para os Católicos.

"Sêde minhas testemunhas", disse Alguém, há muito tempo...

3 comentários:

Maria Lúcia disse...

Felipa,
No Brasil, a devoção à Santa Rita de Cassia, advogada das causas impossíveis, é muito cultivada.
Um beijo.

Dulce Gomes disse...

Felipa
que bom e bonita este seu testemunho. Em boa hora o fez porque é em conjunto e partilhando que crescemos na fé. Ensinou-me a rezar um terço que eu desconhecia e é muito bonito.

Fiquei muito contente também por saber que a peregrinação tinha corrido bem, graças a Deus.
Um beijinho grande

RETIRO do ÉDEN disse...

Também ultimamente vou divulgando que, apesar dos contratempos, temos de cultivar a Fé e a Confiança em Cristo Jesus. Também costumo referir que devemos entregar a nossa vida nas mãos D'ELE. Por vezes, queremos/pedimos coisas que não são o melhor para nós...somente Jesus e Sua Mãe, a Mãe de todos nós sabem o que de melhor é para a nossa evolução espiritual.
Neste mundo conturbado, em que não há tempo para nada de positivo...é necessário que, nós católicos, lembremos os outros...como é importante fazermos por não perdermos as nossas almas com coisas supérfluas e libertinas.
Gostei bastante do seu espaço e agradeço a partilha dos seus belos textos e opiniões.
Forte abraço
Mer