Avé-maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco!
Bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Ámen.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Algumas coisas sobre Fátima


Evocação da terceira aparição do Anjo aos pastorinhos, no caminho dos Valinhos, em Aljustrel, Fátima.
Nesta aparição o Anjo deu-lhes a Comunhão, na espécie do pão à Lúcia e na espécie do vinho à Jacinta e ao Francisco.


Capela de Santo Estêvão, nos Valinhos, mais conhecida como Calvário Húngaro por ter sido oferecida por devotos da Hungria. 


Via-Sacra nos Valinhos.
 Os Valinhos são caminhos entre vários pontos importantes das aparições, que se percorrem fazendo a Via-Sacra.


Imagem de Nossa Senhora de Fátima na Capelinha das Aparições. 
Esta imagem está permanentemente exposta ao público, em frente à capelinha, protegida por um vidro à prova de bala (confira no link da barra lateral). Foi oferecida em 1920 por Gilberto Fernandes dos Santos e é obra do escultor José Ferreira Thedim (de Braga) que a executou em cedro do Brasil. Tem 1,10 m de altura.

A coroa é substituída nos dias 13 de maio e outubro, dias das grande peregrinações, por uma mais valiosa, feita com ouro oferecido pelas mulheres portuguesas (anéis, pulseiras, etc.) em acção de graças por Portugal não ter entrado na 2ª Guerra Mundial. Esse ouro foi derretido e transformado em coroa, ornada com as pedras preciosas que essas joias tinham.
A joia mais valiosa está incrustada na parte superior interna da coroa; trata-se da bala que atingiu o Papa João Paulo II no dia 13 de maio de 1981 em Roma. O Papa ofereceu-a a Nossa Senhora um ano depois, ao visitar Fátima pela primeira vez, como peregrino, agradecendo à Senhora por tê-lo salvo da morte.
Curioso é a bala ter precisamente o mesmo diâmetro da anilha que une as hastes do diadema em que o projéctil foi colocado, passado quase meio século de ter sido feita.


A coroa é exemplar único e nela trabalharam gratuitamente 12 artistas durante três meses. Pesa 1,200 Kg e é enriquecida por 2679 pedras preciosas:

950 brilhantes
1400 diamantes
313 pérolas
1 esmeralda grande
13 esmeraldas pequenas
33 safiras
17 rubis
260 turquesas
1 ametista
4 águas marinhas


Recinto do Santuário. 
Ao fundo vê-se a igreja da Santíssima Trindade, que não parece mas é enorme. Vê-se também a Cruz, com muitos metros de altura. Ao pé da Cruz está uma estátua de João Paulo II, que mostrarei noutra altura.
Aquele quadrado com um aglomerado de gente é onde fica a Capelinha das Aparições. As flores que aparecem na base da foto enfeitam o altar exterior da Basílica, onde é celebrada a missa nas peregrinações.

3 comentários:

Alfa & Ômega disse...

Felipa, que riqueza de detalhes! Parabéns pela sua minuciosa pesquisa. Só lhe afirmo que eu nunca soube o fato dos anjos, em tudo que li sobre a aparição de nossa Mãe em Fátima, em filmes que assisti. Isso foi uma grande novidade! Meu grande abraço!

AnaCristina disse...

noooooooooooooooooooossa!!!! que interessante a coroa! maravilhosa!!! quando voce diz "cedro do brasil"....é literalmente?...ficou linda a imagem de aparecida na barra lateral!

Ailime disse...

Felipa, Extraordinário este seu trabalho sobre Fátima!
A coroa é lindíssima e a foto está fabulosa.
Bjs Ailime