Avé-maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco!
Bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Ámen.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A oração do Rosário



Não existe outra devoção mariana que tenha sido tão recomendada e praticada pelos santos e pelos Papas como o Rosário da Virgem Maria. Qual o motivo para que assim seja?
 A sua origem: A mais antiga tradição sustenta que Nossa Senhora apareceu a S. Domingos em Fangeaux (França) quando fazia uma vigília de oração numa pequena ermida. O santo terá sido confirmado na sua missão de fundador, na eficácia da obra empreendida para combater a heresia albigense em França, e recebeu de Nossa Senhora a "arma" que deveria empregar: o Rosário. Quando muitos séculos depois Nossa Senhora aparece em Lurdes, leva um terço no seu braço direito, e passa as contas enquanto o reza Bernadette. Nas aparições de Fátima dá-se a conhecer como "a Senhora do Rosário", também traz consigo o terço, e recomenda a todos os cristãos que o rezem diariamente.

A sua força impetratória: A antiga tradição atribui a Nossa Senhora a origem da devoção do Rosário, que a terá sido indicada a S. Domingos como o meio eficaz para acabar com os males q assolavam a Igreja. O remédio foi eficaz para fazer desaparecer as heresias dos albigenses. Grandes ameaças para a fé desapareceram graças a esta "arma poderosa". Entre outras, logo no início da sua difusão, o perigo da heresia aliada a motivos políticos, que conduziu à guerra. A batalha de Muret, contra as tropas partidárias dos albigenses, foi ganha por Simão de Monfort, cujo exército se preparou para combater com a reza do Terço. Em 1571 teve lugar a conhecida vitória de Lepanto, atribuída por S. Pio V a reza do Terço. O Príncipe Eugénio de Saboya, já em 1716, derrotou, de novo, a ameaça turca na batalha de Temesvar (na Roménia moderna). A vitória foi alcançada na festa de Nª Senhora das Neves e o Papa Clemente XI atribuiu-a à devoção a Nª Senhora do Rosário. Não podemos esquecer as palavras de Nª Senhora em Fátima, sobre a necessidade de rezar o Terço para alcançar a paz, a conversão dos pecadores, etc.


(Recebi este texto por email)

2 comentários:

Dulce Gomes disse...

Muito bonito e esclarecedor.
Beijinho Felipa

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Peça a Mãe por mim também...
Que ela interceda por vc, amiga!!!
Bjm de paz