Avé-maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco!
Bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Ámen.

sábado, 1 de maio de 2010

Nossa Senhora das Rosas


Em Bérgamo, na Itália, há um santuário dedicado a Maria com o nome de Nossa Senhora das Rosas. A história conta que dois prósperos comerciantes estavam de passagem pela cidade quando foram tomados por uma forte tempestade. Atordoados, perderam-se pelo caminho entrando num bosque, conhecido por ter muitos assaltantes e animais perigosos. Sem perder a fé, os dois ajoelharam-se e pediram que Maria Santíssima intercedesse por eles e como mostra da eterna gratidão ergueriam uma capela em seu nome.

Nesse momento, uma forte luz desceu dos céus e abriu um clarão na mata, fazendo com que os dois negociantes encontrassem o caminho da vila, mas quando lá chegaram tudo estava trancado e todas as pousadas fechadas.
Como já era tarde da noite, não ousaram perturbar os moradores.

Abrigaram-se numa torre abandonada e lá aconteceu o segundo milagre. Nossa Senhora apareceu, sentada sobre uma roseira florida e perfumada e com o rosto cercado de flores. Nos seus braços estava o menino Jesus, que tinha nas suas mãos ramalhetes de rosas púrpuras que oferecia a sua Mãezinha.

Ao nascer do sol, os dois abastados negociantes seguiram para falar com o Bispo de Bérgamo, relatando todo o acontecido. Assim foi construída a igreja em homenagem a Virgem Santíssima e uma capela no local em que a luz indicou o caminho para sair da escuridão. Todas as intenções de construir um templo em reconhecimento à tantas graças recebidas por parte de Nossa Senhora, foram informadas ao novo Papa Martinho V, eleito no Concílio de Constança, em 11 de Novembro de 1417.

No ano seguinte (1418), foi o próprio Papa quem autorizou a construção do templo mariano no Monte Bérgamo, hoje Monte Róseo, inaugurada em Maio daquele ano.

Nossa Senhora das Rosas é celebrada no dia 4 de Janeiro, conforme decreto pontifício firmado em 1877 pelo Papa Pio IX.

(http://floreseversos.blogspot.com/2007/10/nossa-senhora-das-rosas.html)

Sem comentários: