Avé-maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco!
Bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Ámen.

sábado, 1 de maio de 2010

Nossa Senhora da Caridade do Cobre


A história da colonização cubana conta que em 1509, um certo soldado espanhol estava muito doente e foi levado do oeste da Ilha para ser tratado pelos curandeiros da tribo indígena da região da Macaca. Curou-se, mas o tratamento foi lento. O soldado, durante a recuperação, aprendeu a língua dos nativos e ensinou-lhes o Evangelho de Cristo. Depois, estimulou os índios a erguerem uma pequena igreja para as preces comunitárias. No altar eles colocaram o crucifixo e o "santinho" com a imagem da Virgem Maria, que o soldado lhes dera. Com o tempo ao redor desta capela surgiu uma nova vila, atual El Cobre.

No início do século XVII, conta a antiga tradição, que Nossa Senhora tenha manifestado um especial sinal a estes queridos filhos, permitindo que três humildes pescadores encontrassem a sua imagem flutuando nas águas agitadas do alto mar do Caribe: os dois irmãos índios João e Rodrigo de Hoyos, mais o escravo João Moreno, um menino de dez anos de idade, avistaram algo no meio das águas.
Após confundir com uma gaivota morta, com alegria recolheram a estátua de Nossa Senhora com o Menino nos braços, que trazia sob os pés uma plaqueta com os dizeres: "Eu sou a Virgem da Caridade".

Desde a aparição da imagem uma grande devoção se propagou por toda Ilha de Cuba. O povo preferiu que a Virgem fosse venerada no antigo Templo Paroquial do Cobre, aquele construído pelos índios e o soldado espanhol. A pedido dos veteranos da Guerra da Independência, Nossa Senhora da Caridade do Cobre, como era invocada pelos devotos, foi declarada Padroeira de Cuba, pelo Papa Bento XV, cuja festa fixou em 8 de Setembro, data em que foi encontrada no mar.

Porém, a partir de 1960 o regime comunista de excecção proibiu as procissões e outras manifestações públicas de fé. Isto só fez aumentar esta devoção, que se propagou com as famílias cubanas exiladas. Em 1977, contrariando esta política, o Papa Paulo VI elevou o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Caridade do Cobre à categoria de Basílica.

O Papa João Paulo II, anunciou sua visita apostólica à ilha de Cuba em 1997. Após a histórica visita do Sumo Pontífice a Cuba, o governo aboliu a antiga proibição dos cultos públicos e procissões em todo o país.

(http://www.quiosqueazul.com.br/2008/08/nossa-senhora-da-caridade-do-cobre.html)

Sem comentários: