Avé-maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco!
Bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Ámen.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Nossa Senhora Aparecida em Balugães

Nossa Senhora Aparecida em Balugães, Minho, Portugal, em 1702.

Ermida construída no Monte Castro, Balugães, a pedido de Nossa Senhora Aparecida, sobre a pedra em que Ela apareceu a João Alves, um rapaz de 20 anos, mais conhecido por João Mudo devido à sua mudez de nascença.

Interior da ermida, com o altar da Senhora Aparecida e João Mudo de frente, voltado para Ela.

A Senhora curou-o da mudez, no momento das aparições, e depois disso passou a ser conhecido como Fr. João de Nossa Senhora Aparecida.

Quatro anos depois das aparições o Arcebispo de Braga nomeia-o ermitão do pequeno santuário.

Fr. João de Nossa Senhora Aparecida faleceu em 1710, em odor de santidade, e foi sepultado no interior da pequena capela, em frente ao altar de Nossa Senhora.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Balugães, construído em frente à pequena ermida.

Fachada principal do Santuário.

Inscrição numa das fachadas laterais do Santuário, comemorativa dos 300 anos das aparições, as mais antigas de Portugal.

Singelos versos na inscrição, prova de amor do povo de Balugães e dos milhares de peregrinos que lá vão todos os anos, principalmente nos dias 14 e 15 de Agosto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu todos os anos vou a Balugães, tenho lá os meus avós maternos nunca faltei a uma peregrinação no dia 14 é a procissão das velas no dia 15 a procissão que leva a imagem de nossa senhora desde a capela de S. Bento da Porta Aberta até ao santuário. é um dia de grande devoção para todos os peregrinos que marcam a sua presença nesses dias. agitam-se bandeiras e são atiradas flores a chegada do andor ao escadório . antigamente quando era crianca, passava sempre no mesmo momento uma avioneta que largava postais de nossa senhora mas sem saber porque isso acabou !!!
aconselho a quem não conhece que visite a igreja é muito bonita por dento e o recinto sofreu obras onde foram dadas mas condições aos seus visitantes.
na capela das aparições podemos passar por baixo da pedra onde se diz que nossa senhora falou ao João Mudo como é conhecido na parte de traz da capela temos exposta o Senhor dos Passos imagem usada para a procissão da via sacra na altura da pascoa .
aconselho também subir o escadorio para chegar ao lago com uma pequena cascata e apreciar a vista maravilhosa do vale do rio Neiva .
Muita coisa tem para ver e apreciar :-)
amo Balugães tenho sempre no meu coração a vontade de la estar .
Abraços
fica aqui o mail para quem quiser mais informações Teixeira83@hotmail.com